A coleta seletiva foi criada para que materiais em excesso não fossem lançados de forma conjunta em apenas uma lata de lixo, pois, resultaria em muitos problemas não só no nosso país, como no planeta terra. Assim, com essa modificação, podemos reciclar da maneira apropriada e consciente, mesmo que no Brasil ainda seja feito pela grande maioria dos catadores independentes, que não possuem um trabalho formal, por um lado é possível ver um número maior de pessoas se conscientizando mas por outro lado é visível a ausência de cooperativas e empresas que devem ser desenvolvidas para fazer esse tipo de trabalho.
Pode-se dizer que na era tecnológica em que vivemos, consumimos produtos em excesso e descartamos em um curto período de tempo, pois com a modernidade queremos estar sempre atualizados. Segundo CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), em 2016, somente 18% dos municípios brasileiros possuíam a coleta seletiva estabelecida e 81% desses municípios estavam concentrados no Sul e Sudeste. Um dos materiais mais recicláveis, está o papel com 34%, e 11% com o plástico, além disso, 35% são materiais recicláveis juntamente com os não reciclavéis. Por essa razão, é perceptível que além de haver esse acúmulo exagerado de lixo, a população dispõe da escassez na educação ambiental.
DIFERENTES CORES DOS COLETORES DE LIXO
De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente, em 2001, houve um acordo para que os materiais fossem recolhidos da forma correta, assim, cada coletor teria que ter uma cor predominante para que fosse despejado o resíduo na lixeira correspondente de forma individual. Abaixo estão alguns exemplos:
Papéis: azul
Plásticos: vermelho
Lixo de hospital: branco
Metais: amarelo
Vidros : verde
Produtos eletrônicos: laranja
Madeira: preto
Resíduo radioativo: roxo
Entre outros coletores (...)
Imagem: educamaisbrasil.com.br
SEUS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS NA SOCIEDADE
A coleta no Brasil e no mundo é uma das formas mais importantes, no que diz respeito à educação ambiental, pois só assim com essa atividade social, podemos mudar o lugar onde habitamos, pelo desenvolvimento sustentável. Logo, há muitos pontos positivos para que a sociedade se apresente e represente com essa modificação, tanto no presente como no futuro. Abaixo estão algumas consequências dos seus atos em prol do meio ambiente:
Diminui a poluição de rios, lagos, mares (...)
Reduz o desperdício de reservas limitadas - não renováveis
Há uma consciência ambiental por parte da população
Com as cooperativas lucrando, acaba gerando mais renda, e emprego
Estimula a reciclagem desses materiais que podem ser reutilizado
Para quem ficou interessado e gostaria de saber mais sobre a coleta pública, na cidade do Rio de Janeiro um dos exemplos surge da representante Comlurb que no momento atual, o serviço se encontra em mais de 120 bairros e reúne mais de 15 mil toneladas por ano de resíduos recicláveis que são entregues para 28 cooperativas, além de promover a divisão desses materiais renováveis.
Para saber mais sobre a coleta pública na sua rua e horário, visite o site www.rio.rj.gov.br/comlurb/coletaseletiva
Commentaires