No último dia 08 de junho foi comemorado o Dia Mundial dos Oceanos, mas você sabe a real importância deles para nossa sobrevivência? A manutenção da vida na Terra depende da saúde dos oceanos, que são os corpos d'água que cobrem 71% da superfície do planeta, interferindo diretamente na disponibilidade de oxigênio, alimentos, oportunidades de trabalho (como no caso da pesca) e até mesmo para o desenvolvimento tecnológico e científico, além de operações logísticas internacionais. Segundo Fernandes (2021), muito do que consumimos para nossa sobrevivência ou com outras finalidades vêm dos oceanos, inclusive cosméticos e remédios. Isso se deve à cultura oceânica, por meio da qual existe a troca entre homem e ambiente, visto que esses sistemas exercem influência no clima, possibilitam a habitação na superfície terrestre entre outros aspectos que mostram a importância desse corpo d'água para nossas vidas e o efeito de nossas ações sobre ele. Embora sejam vastos e ofereçam muitos recursos, os oceanos encontram-se ameaçados pelas mudanças climáticas como consequência de sua não conservação a partir da pesca descontrolada, poluição de corpos hídricos, destinação inadequada de resíduos urbanos a esses sistemas e poluição de praias, por exemplo. Saiba mais sobre os efeitos da poluição nos oceanos. Como alerta para essa realidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou em 2017 que o período de 2021 a 2030 compreenderia a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (Década do Oceano). De acordo com Thévenin (2022), a Década do Oceano visa a aplicação dos 17 ODS da Agenda 2030 com olhar atento para os oceanos (especialmente o ODS 14) e busca pelo estímulo à cultura oceânica por meio de iniciativas científicas e tecnológicas cuja finalidade preze pela saúde desses recursos, fomentando sua limpeza, segurança e sustentabilidade. Como ajudar o oceano? - Faça o descarte adequado dos resíduos que gerar; - Participe de programas de voluntariado que busquem conservar recursos naturais e despoluir os ambientes de uso comum (como os mutirões de limpeza realizados pelo Canal Novo Mundo); - Fuja de alimentos e objetos que têm como matéria-prima elementos oceânicos de produção duvidosa como pesca ilegal; - Compartilhe informações para conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação dos oceanos.
Faça sua parte! O oceano e as gerações futuras agradecem.
Referências Bibliográficas
A Década da Ciência Oceânica. Ministério da Ciência e Tecnologia, s.d. Disponível em: https://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/sobre-a-decada/#:~:text=A%20D%C3%A9cada%20do%20Oceano%20surge,seguran%C3%A7a%20e%20sustentabilidade%20do%20Oceano Acesso em: 08 jun. 2022.
FERNANDES, Fernanda. A Década do Oceano (2021-2030): por que e como falar sobre a cultura oceânica na escola. MultiRio, 06 abr. 2021. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/17131-a-d%C3%A9cada-do-oceano-2021-2030-por-que-e-como-falar-sobre-a-cultura-oce%C3%A2nica-na-escola Acesso em: 08 jun. 2022.
OSLEN, Natasha. 4 atitudes para ajudar o oceano. Ciclo Vivo, 7 jan. 2021. Disponível em: https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/4-atitudes-para-ajudar-o-oceano/ Acesso em: 09 jun. 2022.
THÉVENIN, Mariana. ODS 14, Década do Oceano e Cultura Oceânica. Oceano para leigos, 24 fev. 2022. Disponível em: https://www.oceanoparaleigos.com/post/cultura-oceanica Acesso em: 08 jun. 2022.
Imagem
SOUZA, Gustavo Freire de Carvalho. Entramos na Década do Oceano (2021-2030). Gustavo Freire de Carvalho Souza, 23 jan. 2021. Disponível em: https://gustavofcsouza.com.br/decada-do-oceano/ Acesso em: 08 jun. 2022.
Comentários