Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre a Agenda 2030 nos meios de comunicação como jornais, redes sociais, sites que abordam sobre meio ambiente ou até em programas televisivos. Normalmente começam falando sobre a importância dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e o que a ONU e os chefes de Estado estão fazendo para haver melhora no nosso planeta Terra. O que não aprendemos é a relevância que podemos ter como cidadãos na sociedade e como podemos combater a erradicação da pobreza e promover qualidade de vida para nossas próximas gerações.
Essa iniciativa foi em um acordo elaborado em 2015 pelos 193 Estado-membros da Organização das Nações Unidas, derivando das observações do documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1) para os próximos anos de luta pela melhora ambiental, econômica e social. Com isso, pode-se dizer que é necessário ser colocado como urgência tanto pelas autoridades como pelos setores privados - empresas, indústrias, lojas - além da sociedade como civis, empenhados no presente e no futuro da população.
Governo Brasileiro e a Agenda 2030
Surgiu em 2020 o Decreto n° 41.441 para criação da Comissão do Distrito Federal em função de mostrar de forma clara o caminho que a Agenda 2030 está percorrendo e o que ainda precisa ser feito para mobilizar e trazer para os órgãos responsáveis e a sociedade a importância do Desenvolvimento Sustentável.
No mês de maio em 2021 com a mudança nada Portaria n° 136, aumentou o número de contribuintes como as secretarias do Meio Ambiente, Educação, Gabinete do Governador - para assuntos internacionais - além da secretaria de Economia.
As comissões são feitas em reuniões das Secretarias , com o objetivo de criar uma estratégia para que os programas governamentais e seus diferentes setores, busquem por meio de ações, aperfeiçoar à Agenda 2030 para que assim possa existir uma aceleração na busca da melhora no ambiente em que vivemos. O planeta Terra precisa de ajuda urgente.
AÇÕES LIGADAS COM A AGENDA 2030:
Imagem: comciencia.br
Eu acredito no novo mundo
Como posso entrar no grupo