Muitas vezes nos pegamos reclamando quando assistimos aos noticiários sobre o aumento das temperaturas dos oceanos, a extinção das espécies de animais, as catástrofes - furacão, secas em alguns territórios, tsunami e enchentes - inundações em cidades do litoral, além do eventual aumento de temperatura no planeta terra e claro, sempre colocamos a culpa no Aquecimento Global. Mas o que seria esse fenômeno e quais os danos e suas consequências para o mundo que residimos?
É perceptível o estrago que causamos ao meio ambiente ao longo das nossas vidas, sem ao menos questionar nossas escolhas, principalmente no dia a dia. Costumamos fazer sem pensar nas consequências, trazendo a tona um futuro incerto e de muitos questionamentos. Uma das causas mais graves do aumento de temperatura, por exemplo, é a poluição dos automóveis e fábricas desde a Revolução Industrial. De acordo com Global Carbon Project, no ano de 2018, mais de 37 bilhões de toneladas de gás carbônico foram adicionados na atmosfera, e a queima de combustíveis pelas indústrias são as verdadeiras responsáveis por esse número significativo.
Além disso, temos um dos problemas centrais dos últimos anos, as queimadas e o desmatamento no Brasil. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou em novembro de 2021 que a taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira (ALB) foi de 13.235 quilômetros quadrados (km²) no período de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021. Esses dados só mostram o descaso em relação ao meio ambiente. Para uma parte da população, a economia - mesmo que haja deterioração da natureza - é muito mais importante do que o ar que respiramos.
Imagem: Sustentabilidade no Ar
Como esse tema é super importante em nossas vidas, é necessário debater e começar hábitos para minimizar o impacto do aquecimento global. Seguem abaixo alguns exemplos:
1) Consumo essencial de carne. Não precisa necessariamente, de um dia para a noite, parar de consumir 100%, mas seria necessário para a diminuição desse impacto.
2) Utilizar água e energia elétrica de forma consciente e responsável, já que as indústrias e a agropecuária são as que mais utilizam esses recursos em grande escala e abundância.
3) Evite o desperdício de alimentos e descartáveis e dentro de sua casa pratique mais a reciclagem.
Pode-se dizer então, que se ao longo dos anos, não fizermos nada como sociedade, ficaremos vivendo em uma profunda destruição ambiental. Assim, nesses mesmos exemplos listados, percebe-se que o real vilão somos nós seres humanos, e somente nós como nação, podemos cessar o problema que causamos ao ambiente em que habitamos.
Comments