O Cerrado abrange três dos principais aquíferos do Brasil (Guarani, Bambuí e Urucuia), além de comportar 08 das 12 regiões hidrográficas do país, o que confere a ele o título de "berço das águas". No entanto, a extração em massa de recursos naturais do bioma coloca em risco a integridade dos aquíferos.
Os aquíferos são depósitos subterrâneos de água que são recarregados por águas pluviais e utilizam uma imensa rede de raízes de plantas que atuam como esponjas, servindo como caminho para as águas se infiltrarem até a região dessas reservas. Muitas plantas do Cerrado desenvolveram raízes profundas para sobreviver no solo pobre em nutrientes, o que torna a vegetação viva na época da seca.
Fonte: Sua Pesquisa, 2021 | Reprodução
Esses depósitos alimentam rios e lagos, e possuem o papel de atuar como uma reserva de água estratégica para os períodos de estiagem. A relevância desses sistemas no Brasil é tamanha que os aquíferos Guarani, Bambuí e Urucuia atuam na alimentação do São Francisco e das represas de São Paulo e Brasília (DF).
OS PERIGOS DA ATIVIDADE ANTRÓPICA
Na região que abrange o Cerrado é forte a influência das atividades agrícolas de larga escala e da pecuária, o que afeta diretamente a recarga dos aquíferos visto que as raízes das plantas cultivadas nesse sistema não possuem profundidade adequada para levar a água das chuvas até os depósitos subterrâneos. Além disso, ações como a irrigação em massa, o uso intensivo das reservas durante períodos de pouca ou nenhuma precipitação e a poluição hídrica causada pelos agrotóxicos (contaminação superficial e subterrânea) fazem com que a taxa de bombeamento das águas dos aquíferos seja maior que sua capacidade de recarga, oferecendo risco a sua integridade e manutenção, dada ainda a dificuldade de seu monitoramento.
Os efeitos do esgotamento dos aquíferos passam pelos problemas de cunho ambiental e também de ordem socioeconômica como, por exemplo, declínios na geração de energia e na produtividade agrícola, resultando no aumento expressivo dos alimentos.
CURIOSIDADES:
Nem toda a quantidade de água dos aquíferos (como o Guarani) pode ser aproveitada, pois alguns deles possuem parcelas de água salgada;
29,9% da água doce do nosso planeta é encontrada nos aquíferos;
Quando o nível de água dos aquíferos cai, as nascentes mais superficiais secam, dando origem ao fenômeno denominado “migração de nascentes”.
Comentarios