O dia 08 de julho marca a data de criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no ano de 1948. Essa instituição é uma das bases que estimulam a divulgação do saber científico entre profissionais e estudantes do país desde então.
Com o objetivo de divulgar o conhecimento científico para a sociedade, estimulando o gosto pelo assunto, além de chamar atenção para a produção científica, em 2001 e 2008 foram sancionadas as Leis que instauram o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, respectivamente.
Imagem: Geledes | Reprodução
MAS, AFINAL, QUAL É A IMPORTÂNCIA DOS SABERES CIENTÍFICOS?
Toda evolução socioambiental está ligada à ciência. O conhecimento a respeito das transformações do meio físico e dos seres humanos nos permitiu solucionar grandes problemas históricos e alcançar novos estilos de vida ao longo das gerações, resultando em melhorias cotidianas como acesso à medicamentos, tratamentos de saúde avançados, meios de transporte e comunicação, ferramentas que garantem a eficiência das mais variadas formas de trabalho, entre outra infinidade de exemplos. Não muito distante disso, a ciência também nos orienta ao desenvolvimento sustentável por meio de descobertas e aplicações de novas técnicas e tecnologias que favorecem o aproveitamento de águas pluviais, reciclagem e reúso de resíduos como matéria-prima para novos produtos e uso de fontes alternativas para combustíveis, por exemplo.
Além de contribuir para o desenvolvimento de um consumo consciente, os saberes científicos permitem entender a dinâmica do Meio Ambiente, a descoberta de culturas vegetais e animais, fatores que influenciam na manutenção da vida. A partir da obtenção dessas informações é possível identificarmos como cuidar da nossa flora e fauna, favorecendo a conservação de nossas espécies, buscando consumir hoje de modo a não prejudicar nossas futuras gerações.
O IMPACTO DO CONHECIMENTO E A NECESSIDADE DE APLICAÇÃO
Embora hoje existam variados estudos que mostrem a importância do meio para o desenvolvimento humano, bem como sinalizem as direções ideais a serem seguidas, estudos recentes mostram, de forma geral, que a situação do ambiente natural encontra-se cada vez mais desgastada no que tange à sua exploração. Conforme resultados publicados em matéria da Academia Brasileira de Ciências (ABC), cerca de 60 bilhões de toneladas de recursos naturais são extraídos da natureza anualmente (o dobro do que era extraído em 1980). Essa atividade, acompanhada por outras ações antrópicas, geram prejuízos em larga escala para os animais, plantas e para o próprio ser humano, acarretando especialmente em problemas de saúde pública e exposição à condições climáticas extremas.
Todas essas informações só conseguiram ser obtidas a partir do trabalho feito mediante o uso da ciência, realizando pesquisas, analisando dados e cenários, entre outros aspectos. Portanto, o conhecimento adquirido deve ser aplicado em ações concretas como divulgação das informações e adaptação do estilo de vida para que possamos mudar a situação do nosso meio natural de forma benéfica, a partir dos entendimentos que já possuímos.
Comments