O site EOS - Organização e Sistemas, no artigo "Como as empresas têm inovado levando em conta a sustentabilidade?", mostra o cenário atual do mercado empresarial. Atualmente, as empresas precisam adotar um departamento de inovação e sustentabilidade dentro dos seus quadros de prioridades.
O perfil mercadológico mudou e é fundamental haver sugestões de novos produtos e tecnologias que acompanhem essas mudanças. Visto que, se uma empresa não se adequa às novas necessidades do mercado e de uma sociedade cada vez mais bem informada, torna-se inevitável o seu fracasso.
As empresas sustentáveis ganham destaque, já que levam em consideração os três pilares da sustentabilidade, que é o equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente. Essa preocupação - ou a falta dela - pode interferir, por exemplo, no funcionamento do saneamento básico de uma cidade.
Fonte: Ética Ambiental
Curiosidade:
Em 2017, o Grupo Águas do Brasil ganhou o 1° lugar com o programa chamado "Olhar Ambiental", na categoria Institucional. E também ganhou o 3° lugar com os Biodigestores na categoria Técnica no Prêmio Sustentabilidade 2017 do SindCo (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto). Esses prêmios tiveram o objetivo de reconhecer as melhores iniciativas sustentáveis de concessionárias privadas de saneamento.
O grupo Águas do Brasil destacou que esses equipamentos geram impactos positivos para a população. E também ressaltaram que não há cobrança pelo tratamento do esgoto e que o biogás gerado serve como fonte de energia para escolas e moradores da própria comunidade.
Para chegar a impactos como esse mencionado, os gestores das empresas precisam adotar um compromisso com ações sustentáveis. Precisam pesquisar e buscar formas de atendimento que supram as necessidades da população e ao mesmo tempo gerem um retorno positivo também no sentido econômico. As premiações, inclusive, são uma forma de retorno, visto que trazem uma visibilidade muito forte e positiva para a empresa.
Portanto a sustentabilidade é um tema muito importante para ser discutido nas escolas, nas universidades, nas empresas e nas comunidades. Porque, por meio da divulgação e troca de ideias, surgirão mais ações sustentáveis em diversos ambientes e os futuros gestores de empresas estarão cada vez mais preparados para enfrentar os desafios do mercado.
Escrito por: Deborah Navaes
Revisado por: Daniella Tavares
Commentaires