Um novo modo de empreender tem ganhado espaço nos últimos tempos: são os negócios sociais sustentáveis. Essa iniciativa parte da ideia de gerar benefícios à sociedade e ao meio ambiente a partir da venda de produtos e serviços e da conscientização da população.
Antes pensava-se no ato de comercializar com o intuito único ou principal de movimentar a economia e favorecer o desenvolvimento de um local. Atualmente esse pensamento passou por modificações que permitiram a inclusão das necessidades socioambientais dentro dessa atividade.
Fonte: Dias Mais Sustentáveis | Reprodução
Nos negócios sociais sustentáveis há um propósito de, com a venda de seus produtos, promover o retorno ao ecossistema do entorno do estabelecimento ou daqueles diretamente impactados por ele, atuando na resolução de problemas de cunho socioambiental. Nesse modelo de negócio costuma-se observar algumas características, como, por exemplo:
Promoção da acessibilidade;
Geração de emprego e renda para moradores das adjacências do empreendimento;
Uso e consumo consciente de recursos naturais;
Preocupação com o impacto ambiental do negócio;
Uso de matérias-primas de fontes alternativas;
Promoção do desenvolvimento educacional e cultural do entorno do negócio; e
Envolvimento da comunidade na tomada de decisão.
Os negócios sociais sustentáveis e os ODS
No contexto da Agenda 2030 esse novo modelo se enquadra nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), direcionando o desenvolvimento sustentável em sua matriz econômica, social e ambiental.
Existem negócios que se relacionam diretamente com cada ODS, por exemplo:
Tech Girls - ODS 5;
Missão Social Sustentável Livre - ODS 6;
Litro de Luz - ODS 7;
Projeto Mães que Florescem - ODS 8;
Olha o Peixe! - ODS 12;
Pacto Global - ODS 17.
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