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Foto do escritorPriscila Mariano

Os impactos provocados por estradas vão além dos danos ambientais


As estradas são, por muitas vezes, associadas ao progresso socioeconômico da região em que se situam, pois a partir delas o trânsito de pessoas e mercadorias é permitido ou facilitado, influenciando nas atividades econômicas. Por outro lado, elas podem exercer influência negativa sobre o meio em que estão inseridas, prejudicando a fauna e a flora local. Entretanto, alguns aspectos acabam sendo menos explorados quando o assunto compete aos danos causados por elas.

Fonte: World Rainforest Movement | Reprodução


A busca pela redução dos impactos negativos oriundos da construção de estradas deve estar presente desde o seu planejamento, pois a falta deste pode gerar situações conflituosas, além de dívidas entre países e ser um elemento-chave para a destruição ambiental, isto é, a implantação dessa infraestrutura envolve riscos ambientais, sociais e econômicos que devem ser considerados, podendo levar às localidades pessoas cujo interesse esteja na exploração massiva dos recursos naturais necessários à manutenção do ecossistema.


O ESTUDO DOS RISCOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS


Segundo estudo publicado na Current Biology no segundo semestre de 2017, o mau planejamento financeiro da vida útil das estradas, que interfere em sua conservação, é um dos pontos que acarreta riscos à sociedade e ainda é pouco explorado. Com a baixa manutenção, a construção pode não ser mais usual em certo período de tempo, no entanto, os danos causados por sua construção continuarão a persistir.


No estudo os autores ainda destacam que algumas vias, como as localizadas em florestas tropicais pluviais, tendem a manutenção mais difícil e onerosa, o que influencia negativamente na vida daqueles que habitam em suas redondezas. Esses aspectos, somados às considerações anteriores, possibilitam com maior facilidade o registro de eventos como enchentes e movimentos de massa, o que encarece ainda mais a manutenção das estradas.


Como proposta, os autores mostram que o ideal seria o foco nas estradas em que os efeitos adversos podem ser mais prejudiciais. Para isso, no projeto Global Road Map, além de obter atualizações sobre ações que envolvem o desenvolvimento das estradas no geral, é possível identificar, em mapas, os lugares estratégicos para construção de estradas e aqueles em que a probabilidade de destruição é maior.







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