Com a crescente demanda das empresas para se tornarem mais sustentáveis, a discussão sobre a responsabilidade socioambiental está cada vez mais em pauta na escolha de mercadorias pelos consumidores. Por se caracterizar como um compromisso estabelecido para com o meio que são inseridas, as instituições se tornam encarregadas de adotarem uma postura ética e responsável para com o meio ambiente e a comunidade. Compreendendo que as empresas, fornecedores, consumidores e sociedade conversem entre si de forma constante, ou seja, todos esses setores devem estar sempre interligados.
A demanda por produtos sustentáveis vem sendo pautada desde o começo dos movimentos ambientais, que tiveram início na década de 1920, com estudiosos e observadores preocupados com a velocidade da destruição dos recursos naturais e a quantidade de lixo produzida pela humanidade. Após 1970, este discurso tomou mais força entre a população mundial, sendo obrigatório nas vidas de todos hoje em dia. Para ganhar a confiança do novo público, as companhias procuram se adaptar às novas tendências com programas de preservação e utilizando os recursos conscientemente, com muitas delas buscando seguir as regras de qualidade idealizadas pela ISO 14000 e pelo Instituto Ethos.
Responsabilidade socioambiental nada mais é do que uma maneira das empresas se responsabilizarem pelos impactos sociais e ambientais causados por suas atividades industriais e comerciais. Criando-se uma abertura na divisão de deveres públicos e privados de suas localidades, pois suas ações atingem diretamente seus consumidores, funcionários e moradores locais. Suas diretrizes podem ir muito além do setor ambiental na produção, coleta de materiais ou na incorporação de energia limpa, como também em esferas de formação de empregos e criação de renda para as comunidades em que são inseridas.
Apesar de bastante utilizado, o termo responsabilidade socioambiental só pode ser aplicado por uma empresa se realmente há preocupação em sua produção, gestão de resíduos ou na coleta seletiva e a inclusão social e digital da população, podendo ser instruída pela educação ambiental. Empresas que somente promovem ações que seguem as normas e leis de seu setor, no que diz respeito a sociedade e meio ambiente, não podem ser consideradas de responsabilidade socioambiental, pois estão fazendo somente seu papel como pessoa jurídica. Além disso, não é correto confundir responsabilidade socioambiental com filantropia, pois esta se realiza de forma aleatória e não sistematizada.
PARÂMETROS PARA O ALCANCE DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL:
Bom relacionamento com a comunidade;
Bom relacionamento com os órgãos ambientais;
Estabelecimento de políticas ambientais;
Eficiência no sistema de gestão ambiental;
Garantia de segurança dos empregados e das comunidades do entorno;
Uso de tecnologia limpa;
Investimentos em proteção ambiental;
Definição do compromisso ambiental;
Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta para o desenvolvimento sustentável;
Questão ambiental no valor do negócio;
Atuação ambiental com base na agenda 21 local;
Contribuição para o desenvolvimento sustentável nos municípios vizinhos.
Por: Nicole Cruz
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