top of page
Buscar
Foto do escritorPriscila Mariano

Restauração da biodiversidade na Amazônia


Estima-se que ¼ das espécies do planeta estão abrigadas nas florestas e rios da Amazônia. Embora tenha essa vasta diversidade, ela se encontra ameaçada pelas atividades que levam a sua degradação. Na busca por reduzir esses efeitos, pequenas ações têm se mostrado efetivas na restauração do ambiente.


A biodiversidade amazônica tem importância mundial, pois influencia no ciclo global do carbono e na manutenção do clima e das chuvas na América do Sul. Essa relevância é vista também localmente, pois cria o capital natural indispensável para a subsistência de várias famílias da região. Por exemplo, aquelas que vivem da pesca e da extração de frutas nativas, primordiais para a culinária local e também de outras regiões ao redor.


Fonte: Conexão Planeta | Reprodução


Mesmo com todo o destaque da área, as atividades de exploração dos recursos naturais em larga escala vem comprometendo sua biodiversidade, ocasionando perdas de fauna e flora e colocando em risco o fornecimento dos serviços ecossistêmicos.


Fonte: CNN Brasil | Reprodução


Um estudo publicado na revista Diversity mostrou que intervenções pequenas e cautelosas podem ter um impacto muito positivo durante um período de curto prazo, visto que servem para aumentar a conectividade nas paisagens florestais da Amazônia. Essa pesquisa foi realizada com agricultores de áreas de pastagem de gado em Caquetá, na Colômbia, áreas essas que estavam desmatadas há mais de 50 anos.


A principal autora do estudo, a ambientalista Karolina Argote, disse que é necessário abordar a máxima de "uma árvore de cada vez" para que as comunidades locais sejam envolvidas no processo de redesenho dos acordos de conservação, visando proteger os habitats naturais em suas propriedades.


Logo, a conscientização e o envolvimento daqueles que utilizam das terras da Amazônia para subsistência é imprescindível na manutenção e recuperação da biodiversidade, partindo de pequenas intervenções que minimizem a fragmentação e proporcionem a melhoria e a recuperação das paisagens florestais.


Revisado por: Daniella Tavares




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


bottom of page