O mercado do turismo é um dos segmentos que mais movimentam a economia global. As atividades que compreendem esse setor, em consequência, podem gerar impactos negativos irreversíveis ao Meio Ambiente devido à emissão de gases poluentes e descarte inadequado de resíduos, por exemplo (Cunha e Jesus, 2020).
Como forma de minimizar os efeitos prejudiciais da atividade, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92) foi apresentado pela primeira vez o conceito de turismo sustentável que, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), é a atividade turística pautada nos 3 pilares do Desenvolvimento Sustentável (social, econômico e ambiental).
Essa prática revela-se como uma forma consciente de explorar os mais variados locais, buscando minimizar impactos negativos e gerar impactos positivos para a comunidade por meio do cuidado com o uso dos recursos naturais, valorização da economia local e conservação do patrimônio cultural. O tema é uma das alternativas alinhadas aos ODS da Agenda 2030 e possibilita aplicação nas diversas localidades em que há atividade turística, inclusive nas praias, reduzindo a poluição dos litorais, mares e oceanos.
Saiba mais sobre a Agenda 2030.
Que tal em sua próxima viagem exercer o turismo sustentável? Aqui vão algumas dicas:
No trajeto dê preferência ao transporte público, assim estará contribuindo para a redução da emissão de gases nocivos ao Meio Ambiente;
Apoie o desenvolvimento socioeconômico local adquirindo produtos da comunidade em questão;
Respeite os habitantes e a cultura local;
Pesquise atrações do local que não envolvam atividades como maus tratos aos animais ou exploração inadequada dos recursos naturais.
Quando for à praia, aproveite ainda essas outras dicas:
Evite ao máximo o uso de materiais descartáveis: leve sua garrafinha d'água, kit de higiene pessoal, ecobag e afins;
Recolha e separe o lixo que gerar;
Não pegue os elementos naturais do local (como as conchas);
Exerça o Plopping: pegue uma sacolinha e recolha o máximo de lixo que puder enquanto caminha pela praia;
Prefira protetores que não contenham elementos que agridam o ecossistema.
Referências Bibliográficas
ALBERIGI, Cecília. O que é turismo sustentável - 10 dicas para viajar sem comprometer o planeta. Compara, 11 nov. 2019. Disponível em: https://www.comparaonline.com.br/blog/amp/viagem/seguro-viagem/o-que-e-turismo-sustentavel-10-dicas-para-viajar-sem-comprometer-o-planeta/ Acesso em: 03 jun. 2022.
CUNHA, David Nunes da; JESUS, Grayceane Bomfim Santos de. Turismo Sustentável: uma breve revisão sistemática. Fórum Regional de Administração. Anais, 2020.
DUÉK, Ana. Turismo responsável e sustentável: qual a diferença? Viajar Verde - Turismo Sustentável. Disponível em: https://viajarverde.com.br/turismo-responsavel-e-sustentavel/ Acesso em: 03 Jun. 2022.
FREITAS, Camila. Verão: como ser mais sustentável na praia. ECOA, 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/stories/verao-como-ser-mais-sustentavel-na-praia-veja-dicas/ Acesso em: 02 jun. 2022.
Imagem:
PATIÑO, Sofia Guerra. Conozca la nueva Ley General del Turismo en Colombia. Institucional Colombia, s.d. Disponível em:https://www.institucionalcolombia.com/gastromarketing/ventas/conozca-la-nueva-ley-general-del-turismo-en-colombia/ Acesso em: 04 jun. 2022.
top of page
Buscar
bottom of page
Comments